Pin It button on image hover

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ponto Escocês

Meninas (os) uma amiga me perguntou sobre o  
Ponto Escocês...

mas antes de falar o que eu conheço sobre esse ponto, quero deixar claro que nenhuma foto ou desenho deste post são de trabalhos meus.
são partes de fotos de trabalhos de conhecidas , fotos escaneadas de revistas importadas e nacionais; ( apenas as do final - uma é de uma amostra feita à partir de uma receita tirada de uma Mãos de Ouro, da década de 60/70 , feita pela minha mãe  e guardada com muito carinho;
- a outra é de um tapete que está por terminar ).

Bem vamos lá:
( todas as fotos quando clicadas em cima, abrem em tamanho maior )

- a foto abaixo, pelo que eu conheço, é o verdadeiro ponto Escocês feito sobre uma tela de pontos altos,com fios passados em forma de alinhavo com agulha de tapeceiro, sempre em pontos alternados.



essa foto tem rodado a  internet é do site da Pinguim













nesta foto abaixo o fio está passado sem alternar os pontos



 COMO FAZER

- existem variações em que também se trabalha sobre tela de pontos altos mas passando-se o fio com agulha de croché
( como que fazendo correntinhas ) em ponto baixíssimo.
pode-se também usar o mesmo processo com pontos baixos.

























COMO FAZER

















geralmente a tela em pontos altos é feita com 1 ponto alto
( pa ) e 1 correntinha ( corr. )
nesses casos tecendo-se com agulha de croche ,o fio fica em baixo da tela
mas ele pode ser feito também com o fio por cima, dando assim uma maior espessura ao traballho.
- propria para mantas mais pesadas como cobertor, ou 
para tapetes.




 
amostra tirada da revista Mãos de Ouro















tapete que está por  terminar a mais ou menos uma década
( um dia ele fica pronto )





GRÁFICO DOS PONTOS SOBREPOSTOS




no blog da Sonia Maria tem uma explicação detalhada do ponto sobreposto sobre tela de pontos altos
( esse é o meu blog de referência não reparem )

http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/04/tapete-de-crochet-crochet-fil-ponto.html



bom meninas isso é o que eu conheço sobre esse ponto
( Escocês )
espero que tenha sido de alguma ajuda
qualquer dúvida não deixe de mandar um e-mail para
mamibernini@gmail.com




Um comentário:

  1. Olá, minha querida!
    Seu post ficou maravilhoso!!! Muito Obrigada pelo link atencioso!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir

Olá, meninas (os) visitantes!
Adoro ler seus comentários,isso me dá uma imensa alegria...
se você precisa de uma resposta com explicação,por favor,
não esqueça de deixar um e mail para a resposta
obrigado